Debate sobre Projeto de Lei do Piso da Enfermagem mobiliza a categoria no RS

O senador Fabiano Contarato (REDE-ES), autor do Projeto de Lei 2564/2020, que trata do Piso Nacional da Enfermagem, participou nesta segunda, dia 12, de uma live promovida pelo SERGS e Sindisaúde.

O debate foi muito importante para a conscientização da categoria para o projeto e a necessidade de mobilização para que a relatoria avance na sua votação no Senado.

O senador trouxe a importância da empatia e de se colocar no lugar do outro. Para ele, as palmas são bem-vindas, mas é importante reconhecer esses profissionais que estão na linha de frente nesta pandemia. “O piso salarial é uma luta antiga e muito merecida”, sentenciou.

Contarato explicou que o projeto já está na relatoria da senadora Zenaide Maia e que qualquer discussão deverá ser feita no plenário. “Agora é a hora de ver quem estará ao lado dos trabalhadores, votando a favor do projeto”, comentou o parlamentar, que revelou durante a live sua grande admiração e apreço pelos profissionais da enfermagem.

A presidenta do SERGS, Cláudia Franco – que já havia feito uma live com o senador em março, a convite do Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais – parabenizou a criação do Projeto de Lei, lembrando que a categoria soma 2 milhões de profissionais em todo país.

“O senador se sensibilizou com a nossa causa, pois vivemos uma disparidade enorme de salários na nossa profissão, com realidades díspares na capital e no interior”, ressaltou Cláudia, ao informar que o Fórum Nacional de Enfermagem já solicitou agenda com a relatora.

A live também teve a participação do presidente e da vice-presidente do Sindisaúde. A vice da entidade, Claudete Miranda, que é técnica de enfermagem, corroborou a fala de Cláudia, lamentando a terceirização na saúde, o que precariza ainda mais as relações de trabalho.

Ao final, os participantes conclamaram toda a enfermagem para apoiar o Projeto de Lei, por meio de Consulta Pública no link https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=141900&fbclid=IwAR3Y6YeroM1domAQUhDtwUqCjKwCIUFlqppqflH3ZIqwFrpkctyqxFqiXns

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =