Racismo e presença do negro na enfermagem foram temas do 1º SERGS Debate

 

Na quarta, 3 de junho, o SERGS realizou a primeira edição do projeto de Lives semanais SERGS DEBATE, um novo canal de comunicação da entidade com sua base e a sociedade. A primeira edição teve como tema A inclusão do negro na formação da Enfermagem. O debate foi mediado pela diretora do SERGS, Cláudia Carina Santos, com participação das enfermeiras Mallu Pereira de Oliveira e Janaína Rodrigues, e da sanitarista, educadora social e ativista Daiana Santos.

O debate do SERGS aconteceu em momento muito oportuno, justamente em uma semana em que os temas do racismo, preconceito e violência contra os negros estiveram tão em evidência – por conta da morte do negro norte-americano George Floyd.

A enfermeira Mallu Pereira de Oliveira reforçou que a “Eugenia”, ou seja a segregação do negro em busca de uma supremacia branca, é histórica e se reflete também na constituição do campo da Enfermagem. A diretora e enfermeira Cláudia Carina Santos lembrou que até os dias de hoje não há um protagonismo negro em muitas profissões, postos de liderança.

A enfermeira Janaína complementou dizendo que há poucos negros em postos de chefia na Enfermagem e também como professores universitários e de nível técnico. “Tive apenas uma professora negra na minha formação como enfermeira” diz.

A sanitarista Daiana trouxe pontos importantes para a discussão, como a necessidade das políticas de saúde e espaços de educação contemplarem a população negra e a diversidade. “Precisamos lutar contra esse ranço de colonização que se perpetua e contra a necropolítica atual que estimula ainda mais o genocídio dos negros – no Brasil, todos os dias, temos muitos Georges Floyd, a cada 23 minutos um negro é morto no nosso país”, afirmou.

O debate foi prestigiado por muitos colegas e está disponível no Facebook do SERGS no link https://www.facebook.com/sergs.sindicato/videos/570458940325566/UzpfSTE3NTEzMjE3MjY0NzYzOToxNTI4MzQxMTYwNjYwMDYw/

 

SERGS Debate acontecerá todas as quartas, 18h

O novo canal SERGS Debate acontecerá todas as quartas-feiras, às 18h, pelo Facebook do sindicato. Na próxima semana o debate será sobre Isolamento X Cloroquina com a presença do enfermeiro e delegado do IMESF, Estevão Finger, da farmacêutica e presidente do Sindifars, Débora Melechi, e do médico, pesquisador e professor Alcides Miranda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 19 =