Frente Parlamentar em Defesa das 30 horas e Piso Salarial da Enfermagem é instalada na Alergs

Foi instalada nesta quarta, dia 14, na Assembleia Legislativa do RS, a Frente Parlamentar em Defesa das 30 horas e do Piso Salarial da Enfermagem, por proposição do deputado Valdeci Oliveira (PT). O SERGS foi representado pela presidenta Cláudia Franco e pela diretora Inara Ruas. Cláudia também representou a CNTSS-CUT e Inara o Conselho Estadual de Saúde.

Valdeci explicou que esta Frente Parlamentar é de todos(as) aqueles(as) que entendem que não se faz saúde universal sem valorização dos profissionais e pediu a imediata votação pelo Senado Federal do PL2564/2020, que institui o Piso Salarial para a Enfermagem.

O senador Fabiano Contarato (Rede), autor do projeto que institui o piso, falou em vídeo para a plateia, ressaltando a importância do projeto e saudando o apoio do Legislativo gaúcho. “Estamos fazendo um grande esforço para que o projeto seja votado antes do Recesso Parlamentar”, afirmou o senador, enfatizando que os(as) profissionais da enfermagem precisam conquistar dignidade salarial, assim como outras categorias da saúde.

A presidenta do SERGS, Cláudia Franco, agradeceu a instalação da Frente Parlamentar e apelou para que o projeto de lei seja colocado em discussão no Senado Federal. Falou do lobby que municípios, Santas Casas e planos privados estão fazendo para que a matéria não seja aprovada e solicitou apoio da ALERGS para o Ato em Brasília, no dia 5 de agosto – Dia Nacional da Saúde –  organizado pelo Fórum Nacional da Enfermagem e entidades para pressionar para a votação do PL 2564.

Também participaram da solenidade o conselheiro do Cofen e coordenador do Fórum Nacional da Enfermagem, Daniel Menezes de Souza, além de dirigentes do Coren-RS, Sindisaúde/RS, e os deputados estaduais Jeferson Fernandes (PT), Fernando Marroni (PT) e Faisal Karam (PSDB) e lideranças de entidades da área da Saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × dois =