1º Seminário Estadual do COREN sobre cuidado da enfermagem e atenção primária  

Na terça-feira, dia 8, o Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa recebeu o 1º Seminário Estadual – A Enfermagem Cuidando na Atenção Primária à Saúde, realizado pelo COREN-RS. O evento, que traz ênfase para a atenção primária, contou com a participação de diversos especialistas ao longo do dia, e teve entre os presentes na mesa de abertura o presidente do SERGS, Estevão Finger, que discursou para um auditório lotado de profissionais da área de enfermagem e estudantes. Estevão defendeu o SUS público e de qualidade, a valorização da enfermagem e o papel dos sindicatos e criticou os retrocessos trabalhistas e atuais políticas públicas. O evento é visto como de grande importância para unir a categoria em torno da atenção primária, área fundamental da saúde pública no Brasil.

A diretora de assuntos jurídicos do SERGS, Claudia Franco, também presente na mesa de abertura, representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS-CUT) discursou pela saída de Marchezan da prefeitura de Porto Alegre. Ela afirmou que além de irresponsável, o atual prefeito se nega a receber as representações das categorias profissionais para tratar de questões fundamentais para o funcionalismo público. Além disso, Claudia Franco coordenou na parte da tarde a mesa de debate sobre o dimensionamento da enfermagem na atenção primária à saúde.

Na programação paralela, a diretora Janice Schiar participou como jurada no julgamento dos pôsteres selecionados para apresentação no Seminário. O tema era “O Cuidado da Enfermagem no SUS é legal”. A vice-presidente do sindicato, Claudia Carina Conceição dos Santos, esteve ao lado da secretaria geral Denize Gabriela Teixeira da Cruz, sanando dúvidas daqueles interessados em se sindicalizar. A diretora de formação política e pesquisa, Janaina Furtado Rodrigues, e o diretor de comunicação, Carlos Fussiger Luz, também estiveram presentes na ocasião e reforçaram a importância do evento como forma de trazer mais informação e conhecimento para a enfermagem.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação SERGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × cinco =