SERGS participa do 14º Concut nacional

Evento discutiu o futuro do sindicalismo no Brasil, financiamento da luta sindical, democracia, diversidade e o combate à extrema direita

 

O diretor Ismael Miranda da Rosa representou o SERGS no 14º Congresso Nacional da CUT, realizado em São Paulo, no último final de semana. A programação iniciou no dia 19 de outubro, com um seminário internacional sobre Democracia, Trabalho e Combate à Extrema Direita, comemorando os 40 anos da CUT.

Na pauta do seminário, além dos anos de retrocesso vividos recentemente no Brasil, foram debatidos o cenário eleitoral argentino e os conflitos no Oriente Médio, com apoio ao povo palestino, para que cessem as mortes de inocentes civis. Ismael destaca também a manifestação de um representante da central de trabalhadores dos BRICs (bloco econômico que reúne Brasil, Rússia, Índia e China), parabenizando a CUT e trazendo a proposta de discussões multipolarizadas no campo das relações de trabalho.

No segundo dia do congresso, foi discutida a atual conjuntura da CUT, o fortalecimento do sindicalismo e as formas de financiamento das entidades sindicais, além do papel das brigadas digitais de combate às fake News. No sábado (21), o congresso teve como foco o protagonismo da CUT na reconstrução do Brasil e da democracia, no desenvolvimento econômico e combate à desigualdade. Já no domingo (22), último dia do evento, foi construído o Plano de Lutas e eleita e empossada a nova diretoria.

Durante o evento, o diretor do SERGS participou ativamente do grupo de trabalho contra o racismo, que elaborou um manifesto pedindo a ampliação da participação negra na CUT e a escolha de uma juíza mulher e negra para o STF. Segundo Ismael, o congresso foi um espaço de organização e fortalecimento da luta dos trabalhadores e da diversidade, com ampliação da participação feminina e de minorias, defesa da inclusão e combate ao racismo, refletindo e buscando alternativas para enfrentar o atual momento do país e também o cenário geopolítico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × quatro =