Vote CONTRA o EaD na Enfermagem

Modalidade a distância precariza a formação dos profissionais e põe em risco a saúde do país

 

O Ministério da Educação, por meio da Portaria nº 1.838/2023, abriu consulta pública para ouvir a sociedade sobre a possível revisão a ser iniciada na regulação da modalidade de educação a distância – EaD na educação superior no Brasil. O objetivo de subsidiar a elaboração da política educacional para a oferta de cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia na modalidade EaD.

O SERGS, em linha com a FNE e ABEn, e com outras entidades das Enfermagem e das demais categorias envolvidas, é _totalmente contrário_ ao EaD para cursos da saúde. Esse é um mercado lucrativo para a educação hoje mas a saúde não pode ser mercantilizada dessa forma.

As profissões da saúde demandam uma alta carga horária prática e vivencial dos futuros profissionais com os pacientes. O trabalho da saúde requer atenção e cuidado e articulação teoria-prática.

Em 01 de junho de 2023, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), em conjunto com a FNE, Conselho Nacional de Saúde e Sistema Cofen, emitiram um documento onde são apresentados os impactos negativos do EaD nos cursos de Enfermagem, na formação dos futuros profissionais e os riscos para a saúde dos brasileiros. Leia aqui 

Segundo Cláudia Franco, presidenta do SERGS, o EaD precariza a qualificação, pois fere o princípio básico do exercício da enfermagem que é o cuidado e cuidar não se realiza e nem se ensina a distância. “O que precisamos discutir e garantir é qualidade de assistência sem esquecer que cuidar da vida é o nosso instrumento de trabalho e por esse motivo não pode ser banalizado”, afirma.

Então é muito importante a mobilização de toda a categoria da Enfermagem e o apoio da sociedade civil que se preocupa com o futuro da saúde no país para frear esse processo, votando contra o EaD nos cursos da saúde, através da plataforma Participa + Brasil no link abaixo.

https://www.gov.br/participamaisbrasil/educacao-a-distancia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze + dezenove =