Ato faz homenagem às vítimas da Covid e entidades pedem políticas públicas para enfrentamento das consequências das pandemia

Para marcar os três anos do início da pandemia da Covid, foi realizada nesta terça (14), uma solenidade em homenagem a todas as vítimas da doença no RS, na Assembleia Legislativa do RS. O ato foi conduzido pelo deputado estadual Pepe Vargas, que preside a Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid-19.

A diretora Inara Ruas, que representou o SERGS, a FNE e o Conselho Estadual de Saúde (CES-RS) no evento, salientou a importância de relembrar todas os desafios e perdas enfrentados desde 2020 e a necessidade de construir políticas públicas para o enfrentamento da Covid longa e suas sequelas. Segundo dados do Painel Coronavírus RS, da Secretaria Estadual da Saúde, 41,9 mil pessoas perderam a vida durante a pandemia, e 2,9 milhões de residentes no estado contraíram o vírus neste período.

Várias entidades representativas do Controle Social e de familiares e vítimas da Covid participaram da solenidade. O SERGS faz parte das entidades que compõem o Comitê Estadual em Defesa das Vítimas da Covid, desde a sua criação, em 2021.

Ao final da solenidade, Pepe Vargas prometeu apresentar um projeto presentar um projeto definindo o dia 24 de Março como o “Dia Estadual em homenagem às vítimas da COVID 19”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − 6 =