SERGS visita unidade de saúde indígena

O SERGS realizou visita à Aldeia Fàg Nhin, de etnia Kaingang, para ver as condições de saúde da comunidade indígena. Inara Ruas, Secretária Geral do sindicato e vice presidente do CES/RS, e Fabíola Papini, servidora do CES/RS, foram recepcionadas na ocasião pelo Cacique Moisés. A aldeia se localiza em Porto Alegre, no bairro Lomba do Pinheiro.

O Cacique Moisés relatou que divide a equipe de saúde com outras unidades de saúde e que na unidade da sua aldeia só tem atendimento de enfermagem e de odontologia na segunda-feira à tarde, quarta em turno integral e, eventualmente, em algum turno de sexta-feira. Também informou que a médica que atendia está afastada há algum tempo.

Ele também relatou que há dificuldade de acolhimento em outras unidades de saúde próximas por questões ligadas a área adscrita. Lembrou ainda que as comunidades indígenas têm caráter nômade, o que também dificulta o acesso à saúde.

Segundo Inara, apesar das instalações da Unidade de Saúde Indígena serem adequadas, o grande problema é não ter equipe de segunda a sexta em turno integral. Atualmente, a equipe que atende esta comunidade é terceirizada, ligada ao Hospital Divina Providência, como acontece com 96% da Atenção Básica em Porto Alegre. “O problema da saúde dos indígenas é sério em todo o RS e precisamos envolver entidades e a sociedade civil na defesa de um atendimento de saúde de qualidade para essa população”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove + 4 =