Carreira única no SUS: sindicatos de todo Brasil reunidos para alinhar a proposta

O vice-presidente do SERGS, Ismael Miranda da Rosa, diretor na FNE e da CNTSS-CUT, participou na terça (21), em Brasília de um encontro para discutir a Carreira Única Interfederativa no SUS, representando a federação e o sindicato.

O objetivo dessa proposta é construir uma maior identificação dos profissionais com o Sistema Único de Saúde, com sentimento de pertencimento e compromisso, perspectivas de crescimento na carreira, jornada de 30h, avaliação de desempenho e gestão democrática. Além disso, promover isonomia nas formas de contratação e remunerações.

Segundo Ismael, a discussão principal girou em torno de como vai se dar o ingresso, exemplos e modelos. Vários sindicatos da área da saúde e de áreas administrativas de todo o país estiveram presentes.

“Para nós, da enfermagem, uma carreira única do SUS é uma proposta excelente. Mas é importante discutir o formato de contratação e a fonte pagadora. O caminho inicial do debate está construído, mas precisamos agora conversar com o governo federal e buscar apoio do Legislativo”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove + 3 =