SERGS presente em debate sobre atualização do Código de Ética da Enfermagem

O SERGS participou de encontro, promovido pelo Coren-RS, para debate sobre a atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE). O encontro reuniu instituições formadoras de todo o RS e entidades da enfermagem no último dia 18. O SERGS foi representado por seu diretor Ismael Miranda da Rosa.

Segundo Ismael, a atualização do Código de Ética da Enfermagem, é uma iniciativa necessária diante de mudanças nas atividades da profissão e seus novos campos de atuação. O diretor salientou que a ética é norteadora na profissão e isso é o que tem diferenciado o cuidado com as pessoas, em tempos de tanto descaso com a saúde. “Em um momento de precarização e de fim de garantias aos trabalhadores, é o código de ética que faz a categoria se manter na linha de frente, honrando seu compromisso profissional”, observou. Segundo ele, muitas vezes enfermeiras e enfermeiros mantêm o atendimento, apesar de gestores precarizarem e não cumprirem contratos de trabalho, atrasando salários e não pagando direitos trabalhistas. E complementou dizendo que a ética deveria ser a régua para todas as partes – patronal, trabalhadores, usuários e entidades.

O evento faz parte do processo de atualização do CEPE, que está acontecendo desde o fim de 2024 e que culminará na Conferência Estadual, em 08 de outubro, na Capital, e na II Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (Coneenf), organizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que ocorrerá em março de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 4 =