Debate sobre piso e condições de trabalho em Passo Fundo
O SERGS participou na última quinta (5), em Passo Fundo, da Audiência Pública da Comissão Especial do Piso Nacional da Enfermagem e das Condições de Trabalho dos Profissionais da Enfermagem no RS. A audiência foi realizada pela Assembleia Legislativa do RS, na Câmara Municipal de Passo Fundo. O sindicato foi representado pelos diretores Ismael Miranda da Rosa e João Gilberto de Menezes Santos, que já têm acompanhado outras audiências da comissão pelo interior.
O principal tema debatido foi o cumprimento do piso salarial da enfermagem, como valor de base a ser pago aos profissionais. Também foi abordada a importância de cuidar da saúde dos trabalhadores da enfermagem, por conta da sobrecarga e de fatores como assédio, que levam ao adoecimento.
O diretor Ismael Miranda da Rosa mencionou a precarização dos hospitais no RS e a sobrecarga dos profissionais da enfermagem. “A enfermagem está sendo diuturnamente violentada pela falta de gestão, colocando em xeque nosso compromisso e ética profissional de dar conta do atendimento à população, pois os gestores públicos não assumem o que precisam fazer”, afirmou.
Passo Fundo foi a oitava de uma série de 13 audiências públicas que a Comissão Especial do Piso Nacional da Enfermagem e das Condições de Trabalho dos Profissionais da Saúde no RS, da Assembleia Legislativa, está realizando pelo interior do Estado. Presidida pelo deputado Valdeci Oliveira, a comissão está fazendo uma radiografia das realidades regionais para apontar sugestões e encaminhamentos.