SERGS na luta contra venda do Hospital São Vicente, de Cruz Alta, e na defesa de enfermeiras(os)
Na última sexta (14), o SERGS participou da mobilização contra o leilão do Hospital São Vicente de Paulo, de Cruz Alta. Os trabalhadores reivindicaram também por reajuste salarial, valorização profissional, piso da enfermagem, fim da sobrecarga e local de descanso digno, entre outras pautas. O SERGS foi representado no ato pelos diretores Ismael Miranda da Rosa e João Gilberto de Menezes Santos.
Caravanas de vários municípios do entorno estiveram presentes na mobilização, com mais de 100 trabalhadores e representantes sindicais presentes. A marcha saiu Hospital São Vicente de Paulo e passou pelo Hospital Santa Lúcia e UPA de Cruz Alta. Além da participação no ato, em frente ao hospital, os diretores do SERGS visitaram as instalações da instituição e conversaram com enfermeiras(as), levantando demandas e colocando o sindicato à disposição.
“Essa mobilização foi um marco na região do Planalto Central do RS, pois mostrou a força dos sindicatos e dos trabalhadores da saúde”, afirma Ismael. Segundo ele, há 4 anos sem repasse integral dos reajustes e com muita dificuldade de cumprimento de acordo por parte da gestão do hospital, é preciso fazer o enfrentamento e buscar soluções para que os trabalhadores tenham assegurados seus direitos.
Para João Gilberto, mesmo com o calor intenso, o evento foi muito positivo. “A enfermagem está aprendendo a se mobilizar e vários profissionais entenderam melhor o papel do sindicato nas lutas”, complementa.
O SERGS seguirá acompanhando os desdobramentos da situação do Hospital São Vicente de Paulo, sempre ao lado da categoria e da população.