Assédio: prevenção, enfrentamento e formação

SERGS acompanha lançamento de política sobre o tema no GHC

 

O SERGS esteve participando nesta terça (23) da cerimônia que lançou a Política de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual no Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Essa política foi desenvolvida desde o ano passado, a partir da portaria do GHC n°196/23, que instituiu um grupo de trabalho composto por 16 membros, sendo 8 indicados pelo GHC e 8 representantes sindicais. O SERGS teve como sua representante neste GT a diretora Andréa Gomes, enfermeira no Hospital Cristo Redentor.

Segundo Andréa, a política foi construída em três eixos principais: prevenção, enfrentamento e formação. O GT que construiu a política foi transformado em uma comissão permanente com participação dos sindicatos para monitorar a implementação da política e revisar o documento, quando necessário.

Em sua fala representando as entidades sindicais do GT, Andrea destacou que “cabe aos sindicatos olhar com atenção para o tema do assédio como uma pauta primordial, pois afeta a saúde e a segurança do trabalhador”. Andréa também aponta que o assédio no trabalho se manifesta na forma de capacitismo, racismo, sexismo, homofobia, transfobia, etarismo, entre outras.

Também esteve presente na cerimônia o diretor do SERGS Ismael Miranda da Rosa. “Esperamos que essa política seja respeitada e que mais espaços de trabalho tenham esse tipo de iniciativa”, comentou Ismael.

O SERGS está lançando nesta semana, em suas redes sociais e site, uma campanha contra o assédio moral e institucional, estimulando enfermeiros(as) a denunciarem situações vivenciadas e não sofrerem em silêncio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × dois =