Secretária-geral do SERGS, Inara Ruas é eleita Presidenta do Conselho Estadual de Saúde

O SERGS parabeniza sua secretária-geral Inara Ruas pela Presidência do Conselho Estadual de Saúde, gestão 2024-2026. A votação e posse da mesa diretiva aconteceu nesta quinta (18) na sede do Conselho, no Centro de Porto Alegre, em uma cerimônia histórica, marcada por falas emocionadas, com a presença dos conselheiros(as) eleitos(as) e da Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann.

A nova mesa diretiva tem a seguinte composição: presidenta Inara Ruas (SERGS), segmento trabalhador, e vice-presidente Itamar Santos (FETAPERGS), segmento usuário. Os coordenadores eleitos são Alfredo Gonçalves (FTM-RS), Alair Rosineti (MNU), Jaime Ziegler (CTB), do segmento usuário, e Célia Chaves (SINDIFARS), do segmento trabalhador. Também compõem a mesa como segmento gestor/prestador Ana Lúcia Costa, da Secretaria Estadual da Saúde, e Maria Celeste da Silva, do Ministério da Saúde.

Em 30 anos de Conselho Estadual da Saúde, essa foi a primeira eleição democrática, com ampla representação de diferentes segmentos da sociedade. Também foi a despedida de Cláudio Augustin à frente do CES-RS. Em sua fala, Augustin agradeceu o apoio recebido de sua vice Inara na última gestão, durante o período de sua internação pela Covid e em todo seu tratamento posterior. Participando de forma virtual, foi muito aplaudido e reconhecido pelos presentes por sua dedicação ao Conselho nos últimos anos.

Durante a posse da nova diretoria, Inara Ruas destacou que o Conselho vive um novo tempo e que está muito honrada com a missão recebida. Ela também agradeceu o aprendizado nos últimos anos e prometeu todo o empenho possível na defesa do SUS, lembrando que este é um trabalho em equipe, que envolverá todas as entidades representadas no Conselho. “Algumas pessoas dizem que lugar de sindicalista é no sindicato. Posso afirmar que nosso lugar é na luta por uma sociedade melhor e mais justa para todos e isso certamente passa por estar aqui e defender o SUS, seus trabalhadores e usuários”, observou.

O SERGS historicamente sempre teve representantes no Conselho Estadual de Saúde, inclusive na mesa diretiva. Além da vice-presidência exercida por Inara na última gestão, a atual presidente em exercício do sindicato, Denize Cruz, também já compôs a mesa em gestões anteriores.

Essa é a primeira vez, porém, que uma representante do SERGS assume a presidência do Conselho. E a conquista tem sabor especial, pois foi pelo voto direto, confirmando o protagonismo da enfermagem nas discussões sobre a saúde pública no país.

Vale lembrar também que o SERGS terá a representação de seu diretor Ismael Miranda da Rosa, como conselheiro suplente nesta nova etapa do Conselho.

Muito sucesso à nova gestão do CES-RS, à Inara Ruas na condução desse processo, e a todos os demais conselheiros e conselheiras. Contem sempre com o apoio do SERGS, na defesa incondicional do SUS, dos trabalhadores da saúde e da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − 6 =