Abril Verde: SERGS participa de debate sobre acidentes de trabalho, no TRT-4
O SERGS participou da audiência pública sobre prevenção de acidentes de trabalho, realizada pelo TRT-4 nesta quinta (18), em alusão à campanha Abril Verde. A iniciativa teve a parceria do Ministério Público do Trabalho. O Sindicato foi representado por sua presidente em exercício Denize Cruz. Também participou do evento o assessor jurídico do SERGS (Paese e Ferreira Advogados) e presidente da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (AGETRA), Saulo Nascimento.
Na mesa de abertura, o desembargador Ricardo Martins Costa; a vice-procuradora-chefe do MPT-RS, Martha Diverio Kruse; e o juiz do Trabalho Marcelo Caon Pereira, gestor do Programa Trabalho Seguro, explanaram sobre a importância do Abril Verde na conscientização para evitar acidentes e mortes no trabalho. Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), em 2022 ocorreram 50,5 mil acidentes e 139 mortes no Estado. O Rio Grande do Sul responde por 8,56% dos acidentes no país. É o terceiro do ranking, atrás apenas de São Paulo (34,6%) e Minas Gerais (10,8%). Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo são as cidades com maior número de casos.
Na sequência, houve apresentações sobre o adoecimento do trabalhador como acidente, acidente e informalidade e acidente de trabalho como gerador de adoecimento, seguido de debates. O advogado Saulo Nascimento trouxe exemplos da enfermagem, a partir de sua atuação no SERGS, mencionando que as práticas de assédio, a sobrecarga e as condições de trabalho estão levando ao adoecimento físico e mental de enfermeiras(os).
Segundo Denize Cruz, foi um evento muito importante para orientar os sindicatos e suas assessorias em relação a como agir nas situações de adoecimento das categorias.
Fotos: Mateus Rocha da Silva (Secom/TRT4)