SERGS renova sua participação no Conselho Estadual de Saúde

Diretores Inara e Ismael foram empossados conselheiros em cerimônia nesta quinta

Nesta quinta (11), o SERGS participou da celebração pelos 30 anos do Conselho Estadual de Saúde (CES-RS) e renovou para mais uma gestão sua participação no Controle Social do SUS, como entidade representativa dos trabalhadores da saúde. Tomaram posse como conselheiros do CES-RS os diretores Inara Ruas (titular) e Ismael Miranda da Rosa (suplente). A cerimônia aconteceu na sede da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Fetrafi), no Centro de Porto Alegre.

A nova composição do Conselho terá 44 entidades e movimentos sociais que expressam a pluralidade e diversidade do povo gaúcho. Foi a primeira vez na história que houve uma eleição direta, com candidatura de diferentes entidades da sociedade e dos trabalhadores.

Compondo a mesa oficial, Inara Ruas, que já esteve na gestão anterior como vice-presidente do CES-RS e também é diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) salientou a importância de eleições diretas no Conselho, evidenciando um novo momento democrático no país. Fez também uma analogia com a descomemoração dos 60 anos do Golpe de 1964: “O Conselho era um órgão com representações indicadas, como  no período militar, com os senadores biônicos. Com a realização dessa primeira eleição, inauguramos um novo momento, que amplia a representação da sociedade e o compromisso das entidades que foram eleitas”, observou.

Ao final, Inara lembrou que o RS atravessa muitas crises na saúde e que os novos conselheiros e conselheiras precisarão se manter atentos e fortes na defesa do SUS. “Essa é uma luta que vale a pena”, finalizou.

Inara e Ismael: enfermagem forte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 2 =