Direitos das pessoas com deficiência na capital em debate

A diretora do SERGS Andréa Gomes representou a entidade na Pré-Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, que aconteceu no sábado (4), na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O objetivo dessas pré-conferências é preparar as questões que serão abordadas na V Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre, que acontece no final de agosto, depois de três anos de interrupção por conta da pandemia.

Nesta pré-conferência, a Conselheira Nacional de Saúde Vitória Bernardes levantou um importante debate sobre como a luta das pessoas com deficiência se interliga às lutas de outras populações em situações de vulnerabilidade.

De acordo com a diretora do SERGS, as lutas das pessoas com deficiência envolvem o acesso universal ao SUS e a acessibilidade ao trabalho, moradia e vida em sociedade. “A pessoa com deficiência não é uma ilha, nosso corpo atípico se torna deficiente ao esbarrar nas barreiras que a sociedade impõe” ressalta Andréa.

Com o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, a V Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre abordará cinco eixos temáticos, propondo diretrizes e estratégias para o aperfeiçoamento da rede de atendimento e dos direitos das pessoas com deficiência. Os eixos são: estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas; financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência; direito e acessibilidade; e desafios para a comunicação universal.

As deliberações e propostas aprovadas na conferência serão encaminhadas para o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa), órgão responsável pela implementação das políticas públicas para este público em Porto Alegre. O evento acontecerá nos próximos dias 25 e 26 de agosto, no Plenário Ana Terra, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis + 17 =