HCPA: diálogo para buscar acordo em jornada
O SERGS participou de reunião nesta quarta (3) com a gestão do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) para tratar sobre a jornada de trabalho de enfermeiras(os) da instituição. O sindicato foi representado por sua presidente Denize Cruz e pela diretora Cláudia Carina Santos, que atua na instituição, acompanhadas pelo assessor jurídico Saulo Nascimento (Paese e Ferreira Advogados).
Segundo Denize, a reunião foi muito produtiva, abordando a jornada de 10h que foi implementada pela instituição e a busca por uma solução alternativa, que equilibre as relações e o ambiente de trabalho.
O SERGS reafirmou que as normas coletivas permitem a jornada noturna de 12×36. Destacou ainda que a entidade sindical é favorável ao estabelecimento de outras jornadas, desde que respeitados os critérios previstos na Lei e as normas coletivas da categoria.
Por fim, foi referida a disposição do sindicato em auxiliar na construção de uma organização de turnos justo e equilibrados para todos os regimes de trabalho. O SERGS também reforçou que qualquer pactuação deve seguir um modelo que respeite os(as) trabalhadores(as) e a qualidade da assistência prestada.
Assim, mais uma vez, o sindicato demonstrou abertura ao diálogo com objetivo de assegurar condições de trabalho dignas e transparentes para a categoria no HCPA.
