Em mediação no TRT-4, acordo coletivo de trabalho entre SERGS e Fundação Municipal de Saúde de Canoas é prorrogado
Objetivo agora é avançar em um novo acordo com reajuste e regulação das horas extras
A mediação na tentativa de um acordo coletivo de trabalho (ACT) entre SERGS e Fundação Municipal de Saúde de Canoas foi retomada nesta segunda (30). A sessão, conduzida pelo desembargador Alexandre Correa da Cruz, teve a participação da presidente em exercício do SERGS Denize Cruz e da diretora Daiane Miranda, que trabalha na instituição, acompanhadas da advogada Jaqueline Matiazzo, da assessoria jurídica Young, Lauxen, Dias e Lima. Também ingressaram na mediação os sindicatos dos farmacêuticos e psicólogos.
O SERGS busca celebrar um novo acordo coletivo de trabalho, com prazo até abril do próximo ano, com reajuste salarial. O atual ACT venceu em abril de 2024 e foi prorrogado nesta sessão até o término da mediação no TRT-4.
A Fundação se comprometeu a analisar a proposta do SERGS referente ao pagamento de horas extras com adicional de 100% em campanhas realizadas aos sábados e convocações durante a semana, e o reajuste retroativo pelo INPC. O SERGS também solicitou a inclusão de cláusulas sociais já presentes em normal coletivas de médicos(as) e dentistas. Porém, por decisão da atual gestão da Fundação, qualquer novo acordo coletivo de trabalhocom sindicatos precisará ser aprovado pelo conselho curador, o que poderá retardar o processo.
Uma nova sessão de mediação foi agendada para o próximo dia 12 de agosto.