Dados do ObservaSUS sobre a Enfermagem em debate no HCPA
Em uma promoção da Associação dos Enfermeiros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AEHCPA), com apoio do SERGS, foi realizada nesta quinta (10) a apresentação de dados preliminares do projeto ObservaSUS. O projeto é uma iniciativa do SERGS, Sindisaúde, em parceria com a Escola de Saúde Coletiva da UFRGS, para levantar indicadores sobre o SUS no RS. Com coordenação do professor Alcides Miranda e tendo como bolsistas as sanitaristas Cíntia Rigotto e Ingrid Machado, o projeto já levantou dados referentes à ocupação de enfermeiras(os) no RS, a partir do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de saúde).
O SERGS foi representado neste evento por seu diretor Ismael Miranda da Rosa, que destacou a importância do ObservaSUS para a enfermagem. Conforme apresentado pela equipe do projeto, os dados dos últimos dez anos apontam aumento da mão de obra da enfermagem de forma terceirizada e diminuição de estatutários no SUS. “O modelo assistencial está se reconfigurando e o serviço público tem foco cada vez mais mercantil, com foco na produtividade”, comentou Alcides. Ismael apontou a necessidade de reflexão sobre as estratégias para o enfrentamento dessa situação, que gera precarização, sobrecarga e adoecimento dos trabalhadores, prejudicando a qualidade do atendimento prestado à população, por não atender os preceitos do SUS.
O evento contou com a presença de enfermeiros(as) de diferentes áreas e docentes do curso de Enfermagem da UFRGS. Também esteve presente a assessoria jurídica do SERGS na capital, representada pelo advogado Saulo Nascimento, do escritório Paese e Ferreira.
“Foi um momento muito rico de debate e o SERGS está sempre pronto para o diálogo com os colegas, nos diferentes espaços profissionais”, finalizou Ismael.