Basta de violência na Enfermagem: Santa Maria debate o tema
O SERGS marcou presença na audiência pública “Basta de Violência na Enfermagem”, promovida pelo Cofen e Coren-RS, nesta quarta (2), na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Depois do lançamento do projeto em Porto Alegre, a ideia é interiorizar o debate, permitindo a ampla participação da categoria e atores sociais.
O diretor João Gilberto de Menezes Santos representou o sindicato no evento. A diretora Inara Ruas também esteve presente no evento, representando a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e Conselho Estadual de Saúde (CES-RS).
O painel tratou sobre as ameaças sofridas pelos profissionais e a negligência dos gestores em relação a esse problema. Houve relatos de colegas, que após viverem situações de violência e assédio, não conseguiram retornar às atividades sem garantia de segurança. Outra preocupação diz respeito ao adoecimento mental dos profissionais, incluindo risco de suicídio.
“Os profissionais estão pedindo socorro. Muitas agressões estão ocorrendo e buscamos atitudes concretas e soluções”, avalia o diretor João Gilberto.
O principal objetivo da audiência, além de discutir os casos de violência, foi debater ações concretas e cobrar medidas efetivas que garantam um ambiente de trabalho mais seguro e digno para a Enfermagem. A violência sistemática e recorrente contra auxiliares, técnicos e enfermeiros é um problema grave, que compromete a saúde física e mental dos trabalhadores, além de impactar negativamente o atendimento à população.
Em Santa Maria, entre outros encaminhamentos, foi abordado um possível Projeto de Lei para implementar maior segurança nos locais de atendimento e a criação de mecanismos de prevenção da violência na região.