Contratações irregularidades, assédio, problemas na jornada e dimensionamento – situação no Hospital São Camilo será levada à mediação no TRT-4

O SERGS realizou nesta quinta (13) uma reunião com enfermeiras(os) que atuam no Hospital São Camilo, de Esteio, para tratar das irregularidades que estão acontecendo de forma sistemática na instituição. Estiveram presentes a presidente em exercício do SERGS, Denize Cruz, o diretor Ismael Miranda da Rosa (que atua como enfermeiro na instituição) e o assessor jurídico Jeverton Lima. A reunião foi realizada no formato híbrido, com público presencial e participação remota de profissionais.

As irregularidades no Hospital São Camilo, administrado pela Fundação de Saúde Pública de Esteio, envolvem a contratação irregular de enfermeiros (fora da CLT), a falta de dimensionamento de pessoal para atender a demanda, problemas de jornada de trabalho, assédio moral e adoecimento mental da enfermagem, entre outras situações específicas.

A reunião foi um momento importante de diálogo com a categoria. A diretoria do SERGS fez a escuta de diversos relatos de situações vivenciadas e apresentou o que está sendo feito para buscar a solução destes problemas. “Estamos abrindo uma frente de luta para defender as prerrogativas e condições de trabalho da enfermagem”, observou Ismael.
O SERGS já encaminhou denúncia sobre este caso ao Ministério Público, solicitando mediação no TRT-4. Também pretende buscar o apoio do Coren-RS, para as questões envolvendo dimensionamento de pessoal e exercício da profissão. O sindicato espera realizar em breve uma reunião com a gestão da Fundação para tratar sobre esses temas, se possível antes da mediação no TRT-4.

A primeira sessão de mediação está marcada para o próximo dia 9 de abril, às 14h30, na sede do TRT-4 (Av. Praia de Belas, 1100).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis + dezenove =