SERGS marca presença em evento nacional de trabalhadores com deficiência
Promovido pela CUT, encontro debateu políticas pública e formas de organização destes profissionais
A diretora do SERGS Andrea Gomes participou, de 16 a 18 de agosto, em São Paulo, do 7° Encontro Nacional das Trabalhadoras e Trabalhadores com deficiência da CUT. O evento foi organizado pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT Nacional, com o objetivo de discutir as atuais políticas do governo para a categoria dos trabalhadores com deficiência e projetar ações para os próximos anos.
Andrea destaca que a Lei das Cotas n° 8213, de 1991, que determina que empresas com mais de 100 ou mais empregados reservem vagas para trabalhadores com deficiência, não conseguiu mudar o cenário de exclusão e preconceito contra esse segmento da sociedade, mesmo transcorridas mais de três décadas. “Apenas 1% das carteiras profissionais assinadas no país são de trabalhadores com deficiência”, observa.
Representantes dos sindicatos de diversos estados do Brasil debateram os projetos de Avaliação Biopsicossocial Unificado e de Emprego Assistido, a atuação do CONADE- Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e também ações para organização e funcionamento dos Coletivos de Trabalhadoras e Trabalhadores com Deficiência nos Estados, Sindicatos e ramos.
“Foi um encontro incrível, feito por e com trabalhadores com deficiência, que se deslocaram de diferentes pontos do Brasil para em uníssono falar – nada sobre nós, sem nós”, finaliza Andrea.