SERGS presente no 16º Congresso da Rede Unida
O SERGS participou de 31 de julho a 3 de agosto do 16º Congresso Rede Unida, em Santa Maria, representado por sua Secretária-Geral, diretora da FNE e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Inara Ruas, e pela diretora Andrea Gomes.
O evento aconteceu na Universidade Federal de Santa Maria, reunindo 2.453 participantes, tendo como tema central “As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS”. Foram realizadas 3.354 apresentações em 254 rodas de conversa presenciais e virtuais.
Inara Ruas teve intensa participação no Congresso. Esteve entre as autoridades presentes na abertura do evento, participou na Conferência Livre de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e da Roda de Conversa sobre o Participa+ (projeto do CNS, OPAS e CEAP). Também esteve reunida com estudantes da graduação de Enfermagem da UFSM, juntamente com lideranças da Aben.

A presidente do CES-RS e diretora do SERGS também foi uma das palestrantes no painel “As crises climáticas, a ação do poder público e a formação de profissionais de saúde e políticas públicas: quando a integração dos entes públicos e privados faz a diferença”. A atividade aconteceu durante o VII Fórum Internacional de Cooperação em Saúde e Políticas Públicas. Além de Inara, participaram da mesa Arlindo Ferla, Coordenador Geral da Rede Unida; Gabriel Listovski, Chefe do Programa Especial de Saúde Pública do Panamá; Jorge Pozzobom, prefeito de Santa Maria; Luca Rizzo Nervo, assessor na área de saúde e ex-deputado na Itália, e Sérgio dos Reis Marques, da área de Saúde do MST-RS. O debate foi mediado pelo professor da Universidade Federal Fluminense, Túlio Batista Franco.

A diretora Andrea Gomes participou da Roda de Conversa Práticas Profissionais no Cuidado em Saúde, apresentando o artigo CEPPAM – GHC: Capacitismo nosso de cada dia. O artigo tem autoria de Andrea Gomes, Maria Salette Verdi da Silva e Ângela Gomes, que atuam na Comissão Especial de Promoção da Acessibilidade e Mobilidade do Grupo Hospitalar Conceição. No texto, são apresentadas as estratégias de acolhimento e educação permanente para o tema do capacitismo realizadas na instituição. Segundo Andrea, poder compartilhar ações institucionais que buscam combater o capacitismo (discriminação contra a pessoa com deficiência) no Grupo Hospitalar Conceição com pessoas de todo Brasil foi desafiador e empolgante. “Falar sobre o capacitismo é buscar a efetivação da equidade, um dos pressupostos do Sistema Único de Saúde, o nosso SUS”, avalia.

Saiba mais sobre a Rede Unida
A Associação Rede Unida é uma entidade internacional, sediada no Brasil, que se estrutura por uma Coordenação Internacional, Coordenações Regionais no Brasil, Núcleos Internacionais nos quais mantém relações de cooperação e Fóruns Temáticos, sendo o de Residências em Saúde; dos Direitos Humanos, da Diversidade e da Equidade de Raça e Gênero; Fazer-SUS; Internacional da Rede Unida; e Fórum Povos. Mantém ainda a Editora Rede Unida e TV Rede Unida com importante contribuição à publicação difusão de materiais formativos, científicos, debates e seminários sobre variados temas relacionados à saúde e à vida.
A Rede Unida articula projetos, instituições e pessoas interessadas na construção coletiva de sistemas de saúde públicos, de acordo com os princípios da universalização, equidade, participação social, respeito à diferença, preservação da natureza, e defesa da democracia.