Reunião com SEST aponta possibilidade de melhoria da proposta de reajuste do vale-alimentação GHC e HCPA
Em reunião com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MGI), na manhã desta sexta-feira (12), SERGS e Intersindical expuseram a situação das negociações pelo reajuste do vale-alimentação no Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que não avançam em decorrência de ausência de negociação, com propostas de reajuste insuficientes, não aceitas pela maioria dos trabalhadores nas assembleias realizadas. O SERGS foi representado na reunião por sua presidente em exercício, Denize Cruz, e pelos diretores Ismael Miranda da Rosa e Andrea Gomes.
De acordo com a SEST, que é a responsável pela regulação dos serviços públicos federais, há espaço para melhoria das propostas. O órgão do Ministério da Economia sinalizou que buscará intermediar as negociações para que se chegue a um valor mais próximo ao da cesta básica do RS, orientando que novas rodadas de negociação aconteçam.
A paridade, ou seja, a isonomia global entre os servidores dos dois hospitais também foi assegurada pela entidade. Além disso, a SEST confirmou que o decreto de calamidade pública do Estado do Rio Grande do Sul tem validade para estender o prazo dos Acordos Coletivos de Trabalho. Embora as empresas tenham autonomia para autorizar a prorrogação, essa ratificação é uma garantia para as(os) trabalhadores, que estavam preocupados com a situação por conta de informações incorretas que estão circulando, especialmente no GHC.
Para o diretor Ismael, a reunião foi produtiva. O SERGS destacou a urgência de um vale-alimentação na faixa de R$ 1.000 já em 2024, em função da situação enfrentada no RS. “Essa não é uma simples negociação por aumento, envolve sensibilidade com a nossa situação, assim como tem sido disponibilizado apoio a outros segmentos do RS, pois os trabalhadores dos hospitais GHC e HCPA, não pararam de atender a população em nenhum momento, mesmo tendo sido eles próprios atingidos com as enchentes”, observou.
Boa notícia para RS
Durante a reunião, a Secretaria informou que há autorização para abertura de concurso público para o Centro Oncológico do GHC – com a liberação de 683 vagas. Já, para o HCPA, há previsão de chamamento para o preenchimento de cerca de 800 vagas temporárias.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sindisaúde