NOTA DE REPÚDIO
O SERGS repudia o vídeo do vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) criticando a mudança da gerência de internação no Hospital Cristo Redentor, após uma enfermeira assumir a gestão do local.
Via de regra, a gestão de serviços de saúde em instituições públicas e privadas é exercida por enfermeiros ou enfermeiras. Esse é o(a) profissional que recebe formação específica na sua graduação para atuar com a gestão da saúde, coordenando equipes de saúde. Além disso, a carga horária prevista no contrato de trabalho de enfermeiros e enfermeiras contempla o tempo necessário para atender tais demandas administrativas.
Tentar desqualificar o papel da Enfermagem na coordenação de um serviço de saúde reforça, mais uma vez, uma visão “medicocentrista”, corporativista e totalmente ultrapassada do ponto de vista científico. Afinal, as ciências da saúde são cada vez mais interdisciplinares e a Enfermagem é a ciência do cuidado, em sua essência.
O SERGS, como sindicato que representa a categoria no RS, juntamente com a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e Coren-RS, lamenta profundamente a divulgação desse vídeo. Um sindicato profissional da relevância do SIMERS deveria estar preocupado em unir esforços com as demais categorias da saúde na qualificação do atendimento à população, no fortalecimento do SUS e no combate às Fake News na saúde.
O SERGS seguirá na defesa incansável de enfermeiros e enfermeiras, em todas as frentes onde estes profissionais estiverem capacitados a atuar, com o cuidado e a atenção que a Enfermagem tem como pilares fundamentais.
Respeita a Enfermagem!