Semana da Enfermagem 2024: SERGS recebe apoio da FNE e de sindicatos de enfermeiros de todo Brasil

A Semana da Enfermagem 2024 foi atípica para enfermeiras e enfermeiros gaúchos. O SERGS, com sua sede no Centro de Porto Alegre diretamente atingida pela inundação do Guaíba, não teve como organizar nenhum tipo de atividade especial. Também não foi possível o deslocamento de diretores a Brasília, para prestigiar a programação organizada pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), na Câmara dos Deputados.

A programação começou com a exposição fotográfica “A Enfermagem na pandemia da Covid 19 – nossas lutas, nossas vozes”, realizada pela FNE, com curadoria da Universidade de Brasília (UNB). A luta de enfermeiros(as) em todo país foi retratada de 13 a 17 de maio, no Espaço Mario Covas, da Câmara Federal. O RS esteve representado na exposição, com imagens cedidas pelo SERGS.

A programação oficial encerrou nesta terça (21) com a realização de uma sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados. Na sequência, foi realizada Audiência Pública sobre a implantação do Piso Salarial e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da jornada de 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem. A audiência discutiu os empecilhos existentes para o cumprimento do Piso nos setores público e privado. Também debateu a criação no Senado Federal da PEC nº 19/2024, de autoria da senadora Eliziane Gama (PSD/MA), que propõe a vinculação do piso salarial da enfermagem à jornada máxima de 30 horas semanais.

A ausência da Enfermagem gaúcha foi sentida e mencionada pelos organizadores em diferentes momentos da programação. O SERGS agradece todas as manifestações de solidariedade e apoio recebidas dos diferentes sindicatos de enfermeiros do país e da FNE.

Fonte: FNE

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × dois =