GHC: em mediação no TRT-4, INSS sinaliza solução para suspensão de aposentadoria especial

O INSS está resolvendo a questão da suspensão do benefício da aposentadoria especial para trabalhadores que seguem com vínculo ativo (tema 709). Desde o ano passado, quatro sindicatos que representam categorias do GHC, incluindo o SERGS, juntamente com a ASERGHC, buscam uma solução para esta situação, em mediação no TRT-4. Cerca de 1000 trabalhadores do GHC aguardam uma definição sobre o tema.

A sexta sessão de mediação aconteceu nesta terça (23), com participação da presidente em exercício do SERGS, Denize Cruz, e assessoria jurídica do sindicato – advogado Renato Paese, do escritório Paese e Ferreira. Com condução do desembargador Alexandre Correa da Cruz, estiveram presentes no encontro dois coordenadores das áreas de Pagamentos e Benefícios do INSS e o procurador-geral da instituição. O órgão da previdência informou que foi criada uma demanda junto à Dataprev para resolver a questão técnica da suspensão do benefício.

As partes aguardarão o ofício do INSS a respeito da possibilidade técnica de suspensão do benefício. Os sindicatos solicitam prazo de 30 dias após a edição do ato normativo do INSS para adequação dos trabalhadores nesta situação. A gestão do GHC analisará internamente o procedimento a ser adotado e segue impedida de desligar trabalhadores nessa situação até que o impasse seja resolvido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 + cinco =