SERGS presente nos 35 anos do GAPA-RS
O SERGS prestigiou o evento comemorativo aos 35 anos do Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (GAPA-RS) na última sexta (19). A diretora do SERGS e da FNE e presidente do Conselho Estadual de Saúde Inara Ruas representou as entidades na mesa de abertura do evento, realizado na PUCRS.
A programação GAPA-RS: Uma História em Movimento – Memórias e resistências na rearticulação de uma resposta à epidemia de HIV/Aids no Rio Grande do Sul, teve parceria do Fórum de ONGs Aids do RS e Programa de Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais da PUC/RS.
O RS é um dos estados de maior incidência da AIDS no país e Porto Alegre se destaca em primeiro lugar entre as capitais brasileiras. O desmonte dos serviços de referências e da Rede de Atenção Primária, a falta de investimentos municipais e estaduais, a fragilidade de ações intersetoriais, a ausência de ações articuladas entre as políticas de saúde e as políticas sociais, a desresponsabilização do Estado e dos municípios no enfrentamento da epidemia, são alguns dos fatores que geram esse quadro, segundo a presidenta do GAPA-RS, Carla Almeida.
Segundo Inara Ruas, mesmo com esses dados alarmantes, as políticas públicas para AIDS e Sífilis são as mesmas há décadas no RS. “Para o combate desta escalada precisamos investir em Atenção Básica e políticas públicas, principalmente para atender as populações de maior vulnerabilidade social, onde estão as maiores taxas de mortalidade”, afirmou.