NOTA OFICIAL SOBRE EPISÓDIO DE MORTES DE MÃE E RECÉM-NASCIDO NA SERRA GAÚCHA
Uma tragédia envolvendo a morte de uma mãe e de um recém-nascido, recentemente, na Serra Gaúcha, tem gerado uma série de informações falsas disseminadas nas redes sociais, além de desrespeito com a Enfermagem, com as famílias e com toda a sociedade gaúcha. Para agravar a situação, nas fake news foram acrescentados nomes de enfermeiras obstetras atuantes em partos domiciliares planejados, profissionais que não estavam envolvidas no episódio, não estavam nos locais citados nas informações divulgadas nas mídias sociais e sequer conheciam as vítimas.
Diante desse caso, as entidades que assinam esta nota repudiam as manifestações. Não aceitaremos que a tragédia seja usada para que os fatos sejam distorcidos, tampouco para incitar a sociedade contra o parto domiciliar, contra a atuação dos profissionais de Enfermagem e contra o direito das mulheres em decidir sobre seus partos. É necessário respeito com os colegas da categoria, com a família da mãe e do recém-nascido e com toda a sociedade.
Dentro do que já foi apurado, o nascimento estava previsto para ocorrer em ambiente hospitalar, mas o parto aconteceu de forma não proposital no domicílio. Todas as medidas cabíveis que são de competência das entidades que assinam esta nota serão tomadas e ainda acompanharemos atentamente a apuração do episódio pelas demais autoridades.
Nos solidarizamos aos familiares e estaremos ao lado da Enfermagem nesse triste episódio.
Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul – SERGS
Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul – COREN-RS
Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras – ABENFO-RS