SERGS presente em debate sobre a saúde da população negra

A diretora Cláudia Carina dos Santos, da pasta de Gênero, Raça e Diversidade Sexual do SERGS, participou na última terça (14) da Jornada de Saúde da População Negra, promovida pela Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da UFCSPA e Liga de Medicina da Família e Comunidade da PUC. O evento tratou sobre o impacto do racismo na saúde da população negra e aconteceu no campus da UFCSPA.

Cláudia foi uma das convidadas do debate, ao lado da enfermeira Célia Mariana Barbosa de Souza. As duas profissionais atuam no HCPA.

Cláudia fez um panorama das situações de preconceito e discriminação que atingem a saúde da população negra. A diretora do SERGS apresentou estudos que demonstram que os paciente negros são menos encaminhados para procedimentos cirúrgicos em geral e ocuparam menos leitos de UTI, durante a pandemia da Covid.

Cláudia lembrou que a enfermagem é uma profissão majoritariamente feminina e com grande contingente de mulheres negras. “Infelizmente, ainda vivemos uma situação de racismo institucional, que estigmatiza as pessoas negras, tanto no atendimento, como pacientes, quanto na atuação nas profissões da saúde”, finalizou a diretora do SERGS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 4 =