Enfermeiras(os) da base Sindihospa aprovam proposta e terão reajuste na data-base pela primeira vez em muitos anos

Enfermeiras(os) vinculados ao Sindihospa aprovaram após assembleia online realizada nesta segunda (31) a proposta de reajuste de 3,95%, sendo 3,83% referente ao INPC acumulado no período de 01.05.2022 à 30.04.2023, e 0,12% de ganho real incidente sobre o salário-base de abril/2023. A reposição será retroativa à data base (maio/2023), com pagamento a partir da competência de agosto de 2023 que vence até o 5º dia útil mês de setembro de 2023 (salvo hospitais públicos).

Também foi aprovada a proposta de abono no valor de R$ 1.000,00 como ressarcimento pela não concessão de reajustes retroativos nos anos de 2020 a 2022. Para enfermeiras(os) na ativa, o pagamento deste abono será feito em parcela única (para quem recebe até R$ 2.100,00). Para os salários superiores, o pagamento será em duas parcelas, nas folhas de outubro e novembro de 2023. Já para os(as) enfermeiros(as) demitidos(as), com contrato ativo até 30 de abril de 2023, o pagamento será feito em parcela única.

Além da reposição das perdas financeiras, um ponto positivo da negociação deste ano foi o fato de ser o primeiro acordo fechado na data-base da categoria depois de muitos anos. Foram mantidas também todas as cláusulas sociais, que vão além da CLT, conquistadas pelo sindicato nas últimas negociações, e aprovada a cota negocial referente a um dia de trabalho.

A assembleia foi conduzida pela presidente do SERGS Cláudia Franco, pela secretária-geral Inara Ruas e pela diretora Bruna Engelman. A assessoria jurídica Paese e Ferreira, que acompanhou as negociações da proposta, também esteve presente, representada pelos advogados Raquel Paese e Pedro Henrique Jacob. A aprovação pela categoria aconteceu em formulário eletrônico, disponível pelos canais do SERGS por 24h após a assembleia, com 92,9% de votos favoráveis à proposta.

Enfermeiras(os) não sócios têm 10 (dez) dias a contar de 11 de agosto para fazer oposição à cota negocial – em folha de ofício, desde que realizada de forma individual, pessoal e firmada de próprio punho pelo trabalhador e entregue na sede do SERGS/RS, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30.

 

É importante lembrar que enfermeiras(os) sindicalizadas(os) em dia com a entidade não terão desconto de cota negocial.

Fortaleça seu sindicato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − catorze =