MS: há 70 anos, a saúde de brasileiras e brasileiros como missão

Há 70 anos, em 25 de julho de 1953, nascia o Ministério da Saúde, com o objetivo de ser o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, a prevenção e a assistência à saúde no país.

Ao longo de todos esses anos, a pasta cumpriu papel fundamental na promoção da saúde de brasileiras e brasileiros, sendo a estrutura que sustenta e mantem o Sistema Único de Saúde – SUS – desde a sua criação. Porém, muitas vezes foi também uma área assaltada por governos irresponsáveis, que tomaram recursos da saúde.

Hoje, o Ministério da Saúde retoma sua missão estratégica, na gestão técnica e qualificada de Nísia Trindade, atuando em diferentes áreas como a atenção primária e especializada, vigilância sanitária, gestão do trabalho e da educação em saúde e em programas para populações específicas, como mulheres, povos originários, pessoas com deficiência e LGBTQI+, promovendo inclusão e acesso à saúde de qualidade.

A diretoria do SERGS está presente em diferentes fóruns que discutem os rumos da saúde do país, nos Conselhos Municipais, Estadual e Federal de Saúde, na Federação Nacional dos Enfermeiros, Fórum Nacional da Enfermagem e em eventos como a recente Conferência Nacional de Saúde. Por isso, o sindicato saúda o 70º aniversário do Ministério da Saúde, sempre na defesa da ciência, da gestão técnica e das equipes multiprofissionais de saúde.

Vida longa ao Ministério da Saúde e ao SUS! Piso Salarial da Enfermagem já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + 16 =