SERGS presente em ato preparatório para encontro nacional da CISTT

O diretor de Saúde do Trabalhador do SERGS, Ismael Miranda da Rosa, participou, no último dia 25 de novembro, da reunião preparatória para o encontro nacional da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), que acontecerá em 2023.

Reunindo sindicatos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o encontro online debateu o enfrentamento de cada um dos três estados em relação à Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Também foi discutida a situação dos Centros de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) na região.

Segundo Ismael, a pauta principal que será levada ao encontro nacional em 2023 é reforçar o SUS e garantir o acesso dos trabalhadores, além de encontrar formas de viabilizar o financiamento do CISTT.

O que faz a CISTT

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi estabelecida no Artigo 12 da Lei Orgânica da Saúde 8.080, de 19 de setembro de 1990. Ela tem o propósito de assessoramento dos conselhos de saúde na temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Vinculada aos conselhos municipais, estaduais e nacional de saúde, a CISTT tem a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, cuja execução envolva ou não áreas compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, mas que zelam ou têm interface com a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze + 2 =