Vitória para a Enfermagem: SERGS conquista reposição do INPC independente do Piso Salarial no interior do RS

Acordo será enviado ao TRT-4 para servir de exemplo para as negociações em todo o RS

 

O SERGS conseguiu uma importante vitória para a categoria no interior do estado, que pode servir de exemplo para as próximas negociações coletivas em todo o RS. Nesta semana foram firmados acordos com as entidades que representam os hospitais filantrópicos nas regiões Noroeste e Vale do Rio Pardo, incidindo a reposição do INPC em 12,45%, *sem nenhuma vinculação com o Piso Salarial da Enfermagem*.

Esses dois acordos derrubam a tese totalmente descabida defendida pela gestão dos grandes hospitais filantrópicos e conduzida pelo Sindiberf, em nível estadual, de atrelar o reajuste ao Piso Salarial da Enfermagem. Inclusive, serão encaminhados ao TRT para servir de exemplo que é possível, sim, realizar negociações coletivas sem vincular à implantação do Piso Salarial da Enfermagem.

Os(as) enfermeiros(as) das instituições filantrópicas das regiões Noroeste e Vale do Rio Pardo vão receber esse reajuste em três parcelas: 6,23% já na folha de outubro de 2022, 3,11% na folha de janeiro de 2023 e 3,11% na folha de março de 2023. O pagamento não será retroativo à data-base. As perdas anteriores ao fechamento dos acordos foram reconhecidas pela patronal e seguirão na mesa de negociação pelo SERGS. Também foram mantidas todas as cláusulas sociais já conquistadas pelo SERGS nos últimos anos para a categoria.

“Não podemos deixar nossa base sem acordos ou convenções coletivas, enquanto acontece a discussão do Piso, que não temos como prever quanto tempo levará. Além disso, Piso Salarial é lei e reajuste é a reposição de perdas inflacionárias, ou seja, coisas que não se misturam. Essa foi uma importante vitória para enfermeiros do interior do RS e esperamos que tenha efeito nas negociações em todo o estado”, comemora Cláudia Franco, presidenta do SERGS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 + dezesseis =