Neste domingo vote em quem defende o SUS e a saúde

Neste domingo, dia 29 de novembro, cinco cidades gaúchas terão segundo turno das eleições. Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Santa Maria e Caxias do Sul estarão escolhendo seus representantes no Executivo pelos próximos 4 anos.

Essa é uma decisão que deve envolver muitos fatores e pode impactar diretamente na saúde destes municípios, portanto deve ser muito bem pensada pela população.

Quem é enfermeira(o) tem essa responsabilidade redobrada, pois sabe por dentro como funciona a saúde pública e tudo que um modelo de gestão inadequado pode fazer.

O SERGS defende o SUS e a saúde pública e convida toda sua base destas importantes cidades gaúchas a refletir sobre que modelo de gestão para a saúde desejam eleger.

Nas 5 cidades temos candidatos com visões opostas para a saúde da população. Alguns querem privatizar tudo, defendem que a atenção básica seja entregue à iniciativa privada, querem transformar as unidades básicas em pronto-atendimentos. Já outros defendem o sistema com qualificação dos serviços públicos, valorização dos servidores e garantia do modelo de atenção básica de prevenção e acolhimento nas unidades. E é esse modelo que garante que todo o sistema não entre em colapso, com sobrecarga nos hospitais depois.

No governo Marchezan, que felizmente foi rechaçado nas urnas, houve um tentativa de privatização e demissão de mais de 1,6 mil concursados da saúde. E agora apenas um dos candidatos garante que vai frear este processo.

Então – enfermeira(o) – antes de votar, pense bem. Faça uma última revisão nas propostas de cada candidato(a), analise cuidadosamente antes de votar. Lembre que sua decisão terá repercussão pelos próximos 4 anos e será fundamental para salvar o SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 1 =