Cerimônia de posse apresenta a nova gestão do Sindicato dos Enfermeiros
Resistência para seguir na luta é a marca da nova diretoria
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Sul inicia uma nova fase. Na sexta-feira (23/08) ocorreu a cerimônia de posse da Gestão Resistência (2019/2022). A nova diretoria apontou a necessidade da união da enfermagem em defesa do SUS, contra a retirada de direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e em defesa da democracia.
A nova presidenta do sindicato é Cláudia Franco, enfermeira obstetra do município de Eldorado do Sul. A dirigente está à frente das lutas dos enfermeiros e das enfermeiras com uma extensa trajetória. Ela participa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS, compõe o Fórum Nacional de Enfermagem e também acompanha a Frente Parlamentar em Defesa das 30 horas da Enfermagem e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem.
Para Cláudia o momento que vivemos apresenta grandes desafios para a categoria. “Os trabalhadores e as trabalhadoras estão enfrentando um período muito difícil, onde as medidas dos governos visam à retirada de direitos. Nós vivemos um forte ataque ao Sistema Único de Saúde e ao serviço da enfermagem”, apontou a presidenta. Cláudia ainda enfatizou sobre a necessidade da mobilização da categoria e a importância de ser resistência e seguir na luta.
O SERGS representa ao todo vinte e cinco mil enfermeiros e enfermeiras, sendo a grande maioria composta por mulheres. Como vice-presidente está agora Ismael da Rosa, enfermeiro nos municípios de Sapucaia do Sul e Esteio. Na secretaria-geral está Denize Cruz, enfermeira no município de Farroupilha.
A cerimônia de posse contou com diversas representações das categorias trabalhistas. Estiveram presentes Amarildo Cenci, secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul, Nelci Dias, conselheira-secretaria do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, Teresinha Valduga, vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem do Rio Grande do Sul e Milton Kempfer, presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS e representante também da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social.
Os dirigentes sindicais enfatizaram a importância da defesa do SUS e da necessidade da unidade da classe trabalhadora para enfrentar os ataques desse momento político. Amarildo Cenci da CUTRS destacou que a entidade sindical tem papel fundamental na defesa dos direitos da categoria. Nelci Dias do Coren-RS pontuou a importância da articulação entre as frentes de luta da enfermagem e que isto é a força dos enfermeiros e das enfermeiras. Milton Kempfer da FESSERS acrescentou a necessidade da defesa dos trabalhadores da saúde por melhores condições de trabalho.
A nova diretoria conta com uma grande renovação dos quadros dirigentes. Veja abaixo quem são os novos diretores e as novas diretoras que estarão à frente da entidade nos próximos anos:
Gestão Resistência
Presidenta: Claudia Ribeiro da Cunha Franco – Pref. Municipal Eldorado do Sul
Vice-Presidente: Ismael Miranda da Rosa – FHGV – Sapucaia do Sul – Hospital São Camilo – Esteio
Secretaria Geral: Denize Gabriela Teixeira da Cruz – HBSC Farroupilha
Tesouraria: Cristina Irene Kienzle – Hospital Nossa Senhora Conceição – GHC
Suplente: Vera Lucia Martini Garcia – HSL PUC
Diretoria de Comunicação: Silvia Anadir Medeiros da Silva – Hospital Fêmina – GHC
Suplente: Carolina Baltar Day – Hospital Fêmina – GHC
Diretoria de Cultura e Lazer: Daniela Moreira da Silva – Hospital Nossa Senhora Conceição – GHC
Diretoria de Patrimônio: Antônia da Silva – Aposentada
Diretoria de Relações com Movimentos Sociais: Junara Nascentes Ferreira – Hospital Fêmina – GHC
Diretoria de Saúde do Trabalhador: Inara Beatriz Amaral Ruas – Pref. Municipal Eldorado do Sul
Suplente: Thaise Quartiero Trajano Wondrasek – Hospital Cristo Redentor – GHC
Diretoria de Interiorização: Erika Paula Pereira Oss – AFPS – Farroupilha
Suplente: Adriane Callegari Lume – Prefeitura Município de Farroupilha
Diretoria de Formação Política e Pesquisa: Claudia Carina Conceição dos Santos – HCPA/POA
Diretoria de Assuntos Jurídicos: Vanessa Coletti Araújo – HBSC Farroupilha
Suplente: Claudia da Silva – HC – São Leopoldo
Diretoria de Assuntos de Gênero, raça e Diversidade Sexual: Maria Lucia Pereira de Oliveira – HCPA – POA
Suplente: Marcia da Silva Galarça – SMS Erechim
Conselho Fiscal
Titulares:
1.Rafael Cerva Mello – HNSC – GHC
2.Gabriela Nespolo Casenote – HCC – GHC
3. Patricia Hoffmann Carvalho
Suplentes:
1. Claudia da Silva Stein – HNSC/UPA – GHC
2. Carlos Fussiger Luz – IMESF – POA
3. Salete de Jesus Souza Rizzatti – HUSM – Santa Maria