Frente debate metas da saúde na capital até 2020

O diretor do SERGS, Carlos Füssiger Luz, representou o sindicato na reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Estratégia da Saúde da Família e de seus profissionais, realizada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, nesta quinta, dia 6, tendo como pauta as metas da atenção primária no município de Porto Alegre no período 2017 a 2020.

O Coordenador de Atenção Básica da Prefeitura Municipal, Tiago Franck, apresentou dados relativos ao atendimento da população, previstos no plano plurianual e Pro-Metas. Também informou o plano de abrir 8 unidades básicas de saúde até 22h nos próximos quatro anos – hoje já são duas.

Carlos questionou se a abertura destes postos não representa uma descaracterização da atenção primária, uma vez que se trata de demanda espontânea, transformando estes espaços em Pronto Atendimentos disfarçados. “Nossa preocupação é que a atenção primária preventiva e educativa da população seja mantida”, comentou. Trouxe também a preocupação da entidade com a segurança de profissionais que atuam nestes postos e da população atendida, no horário noturno.

O diretor do SERGS também enfatizou a importância de valorizar os(as) profissionais da saúde que atuam no município. De uma forma geral, os(as) representantes sindicais presentes na reunião criticaram a falta de negociação salarial, a retirada de porteiros dos postos e a falta de contratação de novos(as) profissionais, gerando sobrecarga e prejudicando a qualidade do atendimento prestado à população.

Outro problema trazido foi a falta de diálogo com a atual gestão municipal, com decisões tomadas de forma arbitrária e sem discussão com os(as) trabalhadores(as) que atuam no atendimento direto das comunidades.

A Frente continuará debatendo temas relativos à saúde do município nos próximos encontros, entre eles a legislação do Imesf e a dispensação de medicamentos nos postos sem o desvio de função de profissionais da Enfermagem.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação SERGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 + dezenove =