SERGS acompanha primeiros dias de vacinação nos postos da capital  

Diretores(as) do SERGS estão visitando vários postos de saúde da capital para verificar a participação de enfermeiros(as) na campanha de vacinação contra a gripe 2017, que iniciou no último dia 17. É importante lembrar que a vacina pode ser aplicada por técnicos(as), mas sempre com supervisão do(a) profissional enfermeiro(a). Se aplicada por estagiários(as) também devem ter a supervisão de um(a) professor(a).

Nesta terça, dia 18, o presidente Estevão Finger e os diretores Carlos Füssiger Luz, Janice Schiar e Cláudia Franco visitaram a UBS Modelo, na região central da capital. A diretora Janice Schiar também visitou as unidades  Jardim Carvalho, Milita Rodrigues e Vila Brasília. 

Estevão disse que o sindicato está preocupado com a sobrecarga das equipes de Enfermagem para atender a demanda extra de vacinação. “Nossa preocupação não é somente com a sobrecarga das equipes que estão vacinando, mas com o déficit de profissionais que estão saindo de seus locais de origem para cobrir esta demanda para atender com qualidade a população”, pondera o presidente do SERGS.

A previsão é que esta seja a segunda unidade em Porto Alegre a realizar o atendimento até 22h. O SERGS estará acompanhando de perto esta mudança importante na UBS Modelo,  averiguando principalmente a sobrecarga de trabalho, seja pela demanda de atendimento ou por profissionais em números insuficientes. Também estará monitorando se o foco do atendimento continuará a ser a prevenção e promoção da saúde. “Os postos com atendimento noturno não podem desviar seu foco e virar pronto atendimentos”, sinaliza Estevão Finger. Por fim, vai acompanhar, ainda, se haverá reforço da segurança noturna para o trabalho destes(as) colegas.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação SERGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze + 6 =