Treinamento sindical sobre riscos psicossociais e NR1

O SERGS realizou nesta segunda (26) um curso para dirigentes sindicais sobre os riscos psicossociais do trabalho e a prática sindical. O curso foi ministrado pela psicóloga e pesquisadora Michele Klotz da Rosa, do Grupo de Estudos em Desenvolvimento da Carreira (GEDC), da PUCRS. Além da diretoria do SERGS, também participaram do curso dirigentes convidados do Sindifars e Sindicato dos Psicológos.

A programação abordou diferentes aspectos dos riscos psicossociais e futura aplicação da NR1. A partir de maio deste ano, a NR1 inclui os riscos psicossociais nas diretrizes e requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e medidas de prevenção em Saúde e Segurança no Trabalho.

Os riscos psicossociais podem envolver diferentes fatores como a carga e ritmo do trabalho, relações interpessoais e com a liderança, ambiente físico e equipamentos, entre outros, podendo gerar adoecimento mental e situações de ansiedade, burnout, depressão e, nos casos extremos, até mesmo risco suicida.

Michele mostrou a importância de mapear indicadores e atuar na psicoeducação das equipes nas organizações. Também abordou o papel dos sindicatos como rede de apoio dos profissionais em sofrimento psíquico e como o tema pode constar em Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho.

Em parceria com o Grupo de Estudos em Desenvolvimento da Carreira (GEDC), da PUCRS, o SERGS vai realizar uma pesquisa anônima, para levantamento de dados sobre este tema junto à categoria de enfermeiras(os) no RS. Em breve, mais informações.

Diretores do SERGS com a psicóloga e pesquisadora Michele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × dois =