Evento discute educação permanente da enfermagem voltada à Atenção Primária em Saúde
A secretária-geral do SERGS, presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-RS) e diretora da FNE na região sul, Inara Ruas, participou nos dias 3 e 4 de novembro, em Brasília, da Oficina de Educação Permanente da Enfermagem. Inara foi a única representante do RS no evento, coordenado pela Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN Nacional) e Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE). A programação também contou com participação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS).
O evento debateu a construção de um programa de educação permanente para a enfermagem, considerando as políticas de Atenção Primária em Saúde no Brasil, com objetivo de qualificar os(as) profissionais para atuação clínica na perspectiva ampliada da abordagem familiar e comunitária.
Foram discutidos 3 eixos de formação para a Enfermagem de Família e Comunidade: Residência, Especialização de carga horária mínima de 360h e cursos de capacitação.
Inara ressaltou no evento a importância da ampliação das equipes de enfermagem na atenção primária, nas comunidades e junto às populações de rua e prisional. “Já avançamos, mas é preciso mais profissionais atuando nessas áreas”, observou.

