SERGS participa de Congresso Nacional dos Sindicatos de Enfermeiros
RS está bem representado na nova diretoria da FNE
O SERGS participou de uma semana intensa de debates sobre a atuação dos sindicatos de enfermagem no país no XIII Congresso Nacional Sindical das Enfermeiras e Enfermeiros (CONSE), promovido pela FNE, de 01 a 03 de outubro, em São Paulo. Antes do Congresso, no dia 30, também aconteceu a Plenária Estatutária da FNE.
O grupo de delegados eleitos para representar o RS e região sul foi formado pelo vice-presidente do SERGS, Ismael Miranda da Rosa, pela secretária-geral e diretora da FNE na região sul, Inara Ruas, e pelos diretores João Gilberto de Menezes Santos, Daniel Magno Galdino e Daiane Miranda da Silva. A participação dos delegados do RS foi propositiva diante dos eixos discutidos na plataforma de programas para o novo período 2025/2029.

A programação discutiu o papel dos sindicatos na defesa dos direitos da enfermagem, o impacto das atuais políticas públicas de saúde, a atuação dos sindicatos na crise climática, entre outros temas do universo sindical.
Ao final do congresso, houve as eleições para a nova diretoria da FNE. A chapa “Lutar para Avançar”, composta por vários sindicatos de forma democrática e representativa, foi eleita para o período 2025-2029. As enfermeiras Solange Caetano e Shirley Morales estarão como presidente e vice da entidade. Representando o SERGS, Inara Ruas foi reconduzida para mais uma gestão na diretoria da região sul. Também fazem parte da nova diretoria Ismael Miranda da Rosa (suplente do Conselho Fiscal) e João Gilberto de Menezes Santos (suplente da diretoria). O diretor do SERGS Daniel Magno Galdino participou da Comissão Eleitoral.
Segundo Inara, foi renovada a responsabilidade na luta conjunta pela enfermagem em todo o país, agora com a participação de outros diretores do SERGS. João Gilberto destaca a união de forças em pautas como a jornada de 30h e direitos trabalhistas. Ismael complementa salientando a importância da FNE na luta por qualidade de vida e remuneração justa a enfermeiras e enfermeiros.
O SERGS deseja sucesso à nova gestão da FNE e estará junto nesta construção coletiva.

Diretores do RS na FNE: Inara Ruas, Ismael Miranda da Rosa e João Gilberto
