Retrospectiva 2024: retomada da representação democrática no Conselho Estadual de Saúde
SERGS assumiu a presidência da mesa diretiva na atual gestão, reafirmando protagonismo da enfermagem no Controle Social do SUS
O SERGS comemora um 2024 de muitas lutas e representatividade de enfermeiras(os) no Conselho Estadual de Saúde (CES-RS). A diretora do SERGS e FNE, Inara Ruas, assumiu a Presidência do CES-RS, gestão 2024-2026. O diretor do SERGS Ismael Miranda da Rosa também foi eleito conselheiro suplente, na atual gestão. A última plenária de 2024 foi realizada nesta quinta (19), com confraternização.
Historicamente, o SERGS sempre teve representantes na mesa diretiva do Conselho Estadual de Saúde. Além da vice-presidência exercida por Inara Ruas, na gestão anterior, a atual presidente em exercício do sindicato, Denize Cruz, também já compôs a mesa em gestões anteriores.
Essa é a primeira vez, porém, que uma representante do SERGS assumiu a presidência do Conselho, pelo voto direto, confirmando o protagonismo da enfermagem nas discussões sobre a saúde pública no país. Foi a primeira eleição democrática em 30 anos de CES-RS, com ampla representação de diferentes segmentos da sociedade.
Segundo Inara Ruas, foi um ano de desafios e de reestruturação do Conselho, em diferentes frentes de defesa do Controle Social do SUS. “Organizamos a Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, retomamos as plenárias, participamos de diferentes eventos e comissões e firmamos posicionamento público em várias pautas relacionadas à saúde”, analisa.
O ano de 2025 promete ser de novas lutas no CES-RS. “Vamos seguir defendendo o SUS e trazendo as lutas da enfermagem para discussão no Conselho”, complementa Ismael Miranda da Rosa.