SERGS presente em discussão nacional sobre saúde dos trabalhadores

O SERGS marcou presença no 10º Encontro Nacional da CISTTs, que aconteceu de 16 a 18 de julho, em Brasília. O sindicato foi representado por seu diretor de Saúde do Trabalhador, Ismael Miranda da Rosa.

Foram debatidas as políticas voltadas para a saúde dos trabalhadores, as novas relações de trabalho e seus impactos na saúde e a participação popular e controle social.

O encontro estava previsto para 2020, mas acabou sendo adiado por conta da pandemia. Segundo Ismael, “há muitos desafios para atender na plenitude as necessidades de saúde de trabalhadores e trabalhadoras”. Para o diretor do SERGS, os desafios envolvem investimento no atendimento dos trabalhadores, embasamento científico e empatia com o ser humano. “Nesta perspectiva, o evento teve como foco essa construção, para o fortalecimento dos serviços, SUS, ministérios, profissionais e sociedade civil”, observou.

Saiba mais: o que é CISTT?

É uma Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, estabelecida no Artigo 12 da Lei Orgânica da Saúde 8.080, de 19 de setembro de 1990. Ela tem o propósito de assessoramento dos conselhos de saúde na temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Conforme Ismael Miranda da Rosa, o RS precisa criar mais CISTTs para ampliar o atendimento, incluindo situações de saúde mental dos trabalhadores, entre outras doenças ocupacionais. O diretor do SERGS também defende como fundamental ampliar as políticas de saúde para trabalhadores e trabalhadoras no RS, de forma intersetorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − dois =