Uma vitória coletiva: piso salarial da enfermagem avança para votação

A enfermagem conseguiu uma grande vitória nesta segunda, dia 17, data que marca o dia nacional de luta pela valorização da profissão. Com assinatura de 57 senadores, foi encaminhado para votação em regime de urgência o PL 2564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato, que institui o Piso Salarial da Enfermagem e a carga horária de 30h para a enfermagem.

Com a pressão das entidades de todo país, esse representa um avanço importante. O regime de urgência deve ser lido na sessão desta terça, dia 18, e votado em até duas sessões subsequentes.

Para a presidenta do SERGS, Cláudia Franco, o avanço dessa pauta é resultado de muita mobilização e representa uma conquista histórica para a categoria. “Nunca estivemos tão perto de conseguir um piso salarial e a jornada preconizada como a ideal”, comenta.

Os três senadores gaúchos manifestaram apoio ao projeto, mas somente os senadores Paulo Paim (PT) e Lasier Martins (Podemos/RS) assinaram o pedido de urgência. Agora é acompanhar os próximos passos e manter a pressão total para que os votos prometidos a favor da enfermagem sejam de fato cumpridos no dia da votação.

O SERGS estará acompanhando de perto, juntamente com o Fórum Nacional da Enfermagem, todos esses movimentos e informando a categoria de cada avanço rumo à vitória definitiva, lembrando que neste sábado, dia 22, terá carreta saindo 14h, do Largo Zumbi, em promoção do SERGS, Sindisaúde, Aserghc e Coren-RS.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 + quatro =