Sindicatos encaminham proposta de acordo para rescisões em Viamão
O SERGS participou de mais uma rodada de mediação entre sindicatos e Instituto Maria Schmitt (IMAS), no TRT, na última sexta (5). O IMAS apresentou a proposta de pagamento do saldo das rescisórias e da multa do artigo 477 da CLT em 12 parcelas.
A mediação foi conduzida pelo desembargador Alexandre Correa da Cruz. O SERG foi representado por sua presidente Denize Cruz e pela assessora jurídica Jaqueline Matiazzo (Young, Dias, Lauxen e Lima). A audiência também contou com a presença da Juíza da Vara do trabalho de Viamão Patricia Dornelles Pressuti.
Também ficou acertado que o IMAS vai corrigir erros e inconsistências com documentações, verificar a situação dos contratos suspensos, pagar os salários daqueles em período de garantia de emprego e disponibilizar relação de informações necessárias para saque do FGTS. Além disso, a Vara do Trabalho de Viamão irá expedir ofício à Secretaria de Saúde do Estado para esclarecer se valores referentes ao Piso da Enfermagem estão no montante bloqueado.
O IMAS administrou o Hospital de Viamão até final de junho, sendo substituído pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (INSAÚDE). Os sindicatos conseguiram recentemente a penhora de créditos do instituto para garantir o pagamento das verbas rescisórias.
Enfermeiros(as) aceitam proposta
O SERGS encaminhou a proposta apresentada pelo IMAS para a categoria em reunião nesta segunda (8) e houve aceite pela maioria. Na reunião, conduzida pelo vice-presidente Ismael Miranda da Rosa, foi explicado que se alguém não concordar com a sistemática de pagamentos, poderá se opor ao recebimento dos valores e, nesse caso, haverá devolução dos valores para a Justiça do Trabalho.
