Em mediação no TRT-4, sindicatos apresentam várias demandas aos gestores da saúde de Canoas
O SERGS participou nesta segunda (18) de mediação no TRT-4 para tratar sobre uma série de temas envolvendo trabalhadores dos hospitais Nossa Senhora das Graças, Universitário e UPAs de Canoas. Os sindicatos de trabalhadores pediram a mediação conjunta, com participação Associação Beneficente de Canoas (ABC), Associação Saúde em Movimento (ASM) e Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSAÚDE) para tratar sobre uma série de irregularidades trabalhistas que estão ocorrendo nessas instituições. O SERGS foi representado por sua presidente Denize Cruz e pela assessora jurídica do escritório Young, Dias, Lauxen e Lima Advogados Associados, Jaqueline Matiazzo.
A prefeitura de Canoas terá dez dias para se manifestar quanto aos problemas ocorridos no repasse do Piso da Enfermagem – nos meses de outubro e novembro de 2023, no Hospital Nossa Senhora das Graças, e no 13º salário de 2024, no Hospital Universitário.
As organizações ABC, ASM e IBSAÚDE terão prazo de 30 dias para apresentar seus planos de ação para solução das demais pendências apresentadas pelos sindicatos.
Quem é quem
O Hospital Nossa Senhora das Graças é administrado pela Associação Beneficente de Canoas (ABC). Já a gestão do Hospital Universitário é realizada pela Associação Saúde em Movimento (ASM), desde dezembro último. As UPAs Guajuviras, Rio Branco e Niterói são gerenciadas pelo Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSAÚDE).
