Canoas: sindicatos propõem encontro das contas entre município e IAHCS para viabilizar pagamento das rescisões
Uma nova mediação para tratar sobre a situação dos trabalhadores do Hospital Pronto Socorro de Canoas, após o rompimento do contrato da prefeitura com o Instituto Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) foi realizada nesta segunda (28), no TRT-4. A sessão foi conduzida pelo desembargador e vice-presidente do TRT-4, Alexandre Corrêa da Cruz. O SERGS foi representado por sua presidente Denize Cruz, pela diretora Inara Ruas e pelo assessor Jeverton Lima, do escritório Young, Dias, Lauxen e Lima Advogados. Estiveram presentes representantes dos sindicatos, do IAHCS, do Hospital Nossa Senhora das Graças e da Secretaria Estadual da Saúde. O município de Canoas participou da sessão de forma remota.
Canoas afirma não ter compromisso de pagar os valores devidos aos trabalhadores, o que diverge do afirmado em reuniões administrativas pelo Prefeito Airton José de Souza. Os procuradores do município reiteram, no entanto, o compromisso de pagar os valores devidos no contrato firmado com o IAHCS.
Diante desta situação, os sindicatos sugeriram um “encontro de contas” entre a gestão municipal e o instituto, com destinação das verbas para o pagamento das rescisões dos trabalhadores, proposta que foi aceita pelo IAHCS e será analisada pelo município em um prazo de dez dias.
Até 4 de agosto, o IAHCS fará a geração dos Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho dos trabalhadores para encaminhamento ao município de Canoas, juntando os documentos necessários para baixa das carteiras de trabalho, expedição de guias de seguro-desemprego e saque FGTS e informando a situação atual das contribuições previdenciárias e do fundo de garantia.
Uma nova sessão de mediação está marcada para o dia 18 de agosto, às 10h30, no TRT-4.
Importante ressaltar que o SERGS ajuizará ação para qualquer valor devido que não seja conquistado nesta mediação.
