CNGTES reúne representantes de todo Brasil para debater trabalho na saúde
O SERGS teve atuação marcante na 4° Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, que aconteceu de 10 a 13 de dezembro, em Brasília (DF).
As enfermeiras Inara Ruas, presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-RS) e diretora do SERGS e FNE, e a enfermeira Andréa Gomes, também dirigente do sindicato, participaram da delegação gaúcha do evento, que aconteceu depois de um hiato de 18 anos desde a última conferência.
Remuneração, jornada de trabalho e dimensionamento das equipes adequadas e a importância da capacitação dos trabalhadores foram alguns dos temas em destaque.
Segundo Inara, com 64 delegados(as), a comitiva gaúcha demonstrou união e muita sinergia, levando as melhores propostas para a discussão nacional. “Foi um evento tranquilo e de pautas fundamentais para o futuro do trabalho na área da saúde”, comentou.
Andréa Gomes complementou: “Nessa conferência foi possível defender propostas que impactam diretamente na valorização dos trabalhadores da saúde”.
As propostas mais votadas servirão de subsídios para as tomadas de decisões no Ministério da Saúde, contribuindo para elaboração do Plano Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.