Diálogo com enfermeiras do GHC sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários
O SERGS esteve reunido com enfermeiras do GHC para tratar sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) da instituição, nesta quarta (4). Participaram do encontro a presidente em exercício Denize Cruz, o diretor Ismael Miranda da Rosa e as diretoras Andrea Gomes, Gabriela Nespolo Casenote e Daniela Esteves, que atuam no GHC, acompanhadas da assessora jurídica Paula Paese.
Inicialmente, as diretoras Andrea Gomes e Gabriela Nespolo Casenote apresentaram o histórico das negociações sobre esse tema com a gestão do GHC, desde o primeiro ofício encaminhado pelo SERGS, em março de 2024. Depois disso, discorreram sobre as tentativas de negociação e sugestões apresentadas pelo sindicato. Segundo a diretora Andrea Gomes, o questionamento principal dos sindicatos é em relação aos critérios de progressão por merecimento e tempo de casa.
A advogada Paula Paese explicou que o ideal seria que o plano apresentasse uma mescla dos dois critérios para uma progressão justa e equilibrada. De qualquer forma, o jurídico do SERGS recomendou que todos(as) façam a adesão ao novo plano – inclusive porque muitos pontos poderão ser questionados na via judicial posteriormente.
A presidente em exercício do SERGS, Denize Cruz, reforçou que a criação do PCCS em 2025 não altera em nada o que já está firmado nas Convenções Coletivas, como adicionais por tempo de serviço, trabalho noturno e cursos de especialização. “Essas são conquistas importantes do SERGS para a categoria, que são cumulativas à progressão pelo novo plano”, afirmou.
O encontro foi bastante produtivo, as enfermeiras trouxeram questionamentos e a percepção das equipes de trabalho em relação à implantação do PCCS.
O diretor Ismael Miranda da Rosa finalizou o encontro exaltando que os(as) profissionais podem contar com o SERGS na luta por avanços.